Atividade do comércio cai 1,2% em outubro, mostra Serasa Experian

Em outubro, as vendas do varejo físico brasileiro registraram queda de 1,2% em relação a setembro, segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, primeira e maior datatech do país. O setor com a menor retração do mês foi “Veículos, Motos e Peças” (0,4%). Já a maior queda veio de “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios”, que diminuiu 2,2%. Abaixo, confira os gráficos com a variação anual e a comparação dos setores:

Segundo a economista da datatech, Camila Abdelmalack, o resultado reflete a combinação de fatores macroeconômicos que continuam limitando o consumo. “Mesmo após datas de incentivo ao consumo, como Dia das Crianças, a atividade perdeu força. A inflação ainda pressionada em itens de serviços, a manutenção dos juros elevados e o crédito caro seguem restringindo as compras parceladas e o consumo de bens duráveis, enquanto as famílias permanecem cautelosas diante de um orçamento mais comprometido”, explica.

Variação anual teve queda de 0,5%

Na comparação entre outubro de 2025 e o mesmo mês de 2024, a atividade do comércio físico registrou retração de 0,5%. Os setores de “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” e “Combustíveis e Lubrificantes” apresentaram as maiores altas, ambos com crescimento de 2,9%, Por outro lado, “Veículos, Motos e Peças” teve a maior queda, de 6,6%. Veja nos gráficos abaixo a variação anual e a comparação dos setores:

A economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, explica que o movimento anual indica um varejo em fase de acomodação. “Depois de meses de oscilações, o setor mostra perda de fôlego, em um ambiente marcado por crédito ainda restrito e consumidores mais cautelosos. Apesar da resiliência garantida pelo mercado de trabalho e pela renda, a tendência é de um ritmo mais moderado até o fim do ano.”
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, acesse o site oficial da Serasa Experian clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade