Curta-Se 24 tem final de semana repleto de cinema, debates e música em Aracaju

O Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-Se) chega aos seus últimos dias com uma programação intensa e gratuita que celebra o cinema, a música e o encontro entre realizadores e o público. No sábado, 8, e domingo, 9, o evento promete movimentar diversos espaços culturais de Aracaju com exibições, debates, masterclass e shows, marcando o encerramento da 24ª edição com grandes atrações.

Realizado pela AVBR Produções, com patrocínio da Petrobras e do Ministério da Cultura, o Curta-Se 24 se consolida como uma verdadeira imersão multicultural, reunindo o melhor da produção audiovisual iberoamericana e promovendo a formação, a difusão e o intercâmbio entre profissionais e amantes do cinema.

O sábado, 8, inicia a partir das 10h, o Cine Walmir Almeida, no Centro Cultural de Aracaju, com uma roda de conversa com os diretores dos filmes exibidos na noite anterior, abrindo espaço para troca de experiências e reflexões sobre o fazer cinematográfico. À tarde, o Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa, na Orla da Atalaia, sedia uma masterclass sobre curadoria em cinema e perspectivas para mostras e festivais, com a participação de Kênia Freitas, Izabel de Fátima Cruz Melo, Tetê Mattos e Josiane Ozório.

Na sequência, às 15h30, uma mesa sobre o mercado audiovisual em Sergipe discutirá desafios e oportunidades do setor, reunindo Marcelo Ikeda, Lu Silva e Beatriz Aranzana. Às 16h30, será exibida a Sessão Especial Curtas 7 – Cinema UFS, com produções sergipanas que destacam o talento local. Já às 18h30, o público poderá conferir a Mostra Competitiva Curtas Iberoamericanos 3, com filmes do Brasil e de outros países da América Latina e Europa. A noite encerra em clima de celebração com o show gratuito de Lucas Campelo, no bar e restaurante Zuk, na Orla da Atalaia.

No domingo, 9, o festival se despede em grande estilo com a cerimônia oficial de premiação dos vencedores, às 18h30, no Cine Walmir Almeida. Serão revelados os destaques entre as 48 produções que integraram as mostras competitivas, incluindo curtas iberoamericanos e sergipanos, longas-metragens, trailers, vídeos de bolso, videoclipes e webséries, com votação de júri técnico e popular. Os melhores curtas iberoamericano e sergipano, escolhidos pelo público, também receberão premiação financeira especial.

Para encerrar a noite e a edição de 2025, logo após a premiação, a praça General Valadão será tomada pela música e pela cultura popular, com as apresentações de Patrícia Polayne e Zé Ibarra, reafirmando o caráter multicultural do Curta-Se e o compromisso do festival com a arte em suas diversas expressões.

Selecionado pelo Programa Petrobras Cultural, na maior seleção pública de cultura já realizada pela estatal, que já apoiou o Curta-Se em 13 das 23 edições anteriores, o festival reafirma sua importância no cenário nacional e internacional, projetando Sergipe no circuito audiovisual iberoamericano e consolidando-se como um dos principais eventos de cinema do Nordeste.

Curta-Se

O Festival conta com patrocínio da Petrobras, Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet); apoio cultural do Cine Walmir Almeida, da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), e do Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa; além do apoio institucional do Ibero Fest, Avanca Film Festival, VIII Congresso das Coalisões pela Diversidade Cultural e do Fórum dos Festivais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade