Demanda das empresas por crédito tem alta de 16,4% em maio, revela Serasa Experian

 A procura das empresas por recursos financeiros teve um salto de 16,4% em maio de 2025 em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo os dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. A economista Camila Abdelmalack explica que “a variação anual reflete um crescimento considerável, embora seja importante observar que o mesmo mês de 2024 registrou uma queda atípica, provavelmente devido à emenda do feriado de Corpus Christi, o que resultou em uma base de comparação mais baixa e, portanto, ampliou o impacto da alta observada neste ano”. 

Em maio, as “Micro e Pequenas” empresas foram as que mais buscaram por crédito, com um crescimento de 16,7%, seguidas pelas “Médias”, que registraram uma alta de 6,9%, e, por fim, as “Grandes” companhias, com um aumento de 2,9%. “Mesmo com juros em patamar elevado, o crédito segue sendo uma ferramenta crucial para os micro e pequenos negócios, que muitas vezes recorrem a essa alternativa para se manter funcionando e honrar compromissos financeiros. O aumento da demanda pode, inclusive, estar relacionado à tentativa de reequilibrar o fluxo de caixa diante de uma situação de inadimplência, que atinge 6,9 milhões de pequenos empreendimentos no país”, avalia Camila Abdelmalack. 

Crescimento em todas as Unidades Federativas 

Na visão por Unidades Federativas (UFs), todas registraram crescimento em maio, com destaque para Mato Grosso, que teve alta de 25,7%. Na sequência, ficaram Espírito Santo, com 24,4%, e Goiás, com 20,3%. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade