Estudo nas férias: Especialista comenta sobre a importância de seguir com a rotina


As férias escolares de meio do ano marcam um dos períodos mais importantes para os alunos. Além de contemplar um momento em que os estudantes podem descansar dos esforços dedicados na primeira metade do ano, esse pode ser um momento de oportunidades de revisão de conteúdos, possibilitando mapear os pontos de melhoria para o segundo semestre.  

De acordo com Lorena Conde, psicóloga do Curso Anglo, a diferença entre o período letivo e o de descanso proporcionado pelas férias no âmbito emocional dos alunos se dá pela pressão da rotina. “Mesmo sendo um período normalmente voltado ao descanso, as férias representam um momento para revisitar conteúdos considerados mais difíceis pelo estudante com mais calma, sem as aulas regulares”, diz. 

Para alcançar a concentração necessária em meio a tantas distrações proporcionadas pelas férias, ela recomenda que os estudantes criem uma rotina de estudo mais leve nessa época. Segundo Lorena, não é necessário estudar a mesma quantidade de horas que no período escolar, mas manter a constância diária pode fazer a diferença. “O intuito é que o estudante defina os melhores dias e horários para estudar e os momentos mais adequados para o descanso e o lazer. Esse equilíbrio ajuda a evitar a exaustão e a manter a motivação para o segundo semestre”, comenta a especialista. 

As férias também podem ser uma chance para os alunos explorarem mais sua criatividade. Ao estudar por conta própria, dentro dos horários de preferência, o estudante pode arriscar sair dos métodos convencionais e experimentar outros sistemas de aprendizagem, segundo sugere ela. “Revisões, listas extras, simulados, resumos, mapas mentais e resolução de questões anteriores são algumas das opções possíveis. Além disso, assistir a videoaulas curtas ou revisar flashcards ajuda a fixar o conteúdo de maneira mais dinâmica”, explica a psicóloga do Curso Anglo. 

Por fim, conforme a recomendação de Lorena, ao utilizar bem esse momento, os alunos conseguem recarregar as baterias sem perder totalmente o ritmo de aprendizagem. Quem já iniciou a maratona do vestibular, por exemplo, e está desfrutando das férias com o devido equilíbrio entre lazer, descanso e estudo, poderá ter mais confiança e segurança na hora de realizar as provas mais concorridas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade