A maçonaria sergipana foi homenageada nesta quarta-feira (20), com uma sessão especial realizada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), em comemoração ao Dia do Maçom, celebrado hoje. A data reconhece o protagonismo histórico desta ordem milenar e passou a integrar o calendário de eventos do Estado em 2017, com a sanção da Lei nº 8.259, de autoria do deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas), que conduziu a homenagem à instituição e aos seus representantes.
Ao saudar os maçons, Luciano Pimentel enfatizou que a maçonaria não é apenas uma entidade, mas sim uma escola de vida, um espaço de luz em meio à escuridão, onde não se busca fama ou aplausos, mas sim a verdade, a moral e a prática das virtudes.
“Os maçons estiveram presentes em momentos decisivos da nossa história, a exemplo dos movimentos pela Independência, da luta pela abolição da escravatura, da Proclamação da República e de tantas outras iniciativas em defesa da liberdade e da cidadania. Sempre agindo com discrição, mas com firmeza; longe dos holofotes, mas no centro das transformações que moldaram nossa nação”, afirmou Pimentel.
De acordo com Luciano, em Sergipe as lojas maçônicas são exemplo dos princípios defendidos pela maçonaria e desenvolvem ações sociais, educacionais e filantrópicas de valor inestimável. “Iniciativas que, muitas vezes, não ganham manchetes de jornais, mas mudam destinos, resgatam vidas e renovam esperanças”.
Concluindo seu discurso, Pimentel manifestou gratidão à maçonaria pelos relevantes serviços prestados à população sergipana. “Que esta ilustre ordem e seus dignos representantes tenham vida longa e continuem, com a mesma dedicação de sempre, a servir às causas mais justas”.
Ao final da solenidade, Luciano Pimentel foi agraciado pelo Grande Oriente do Brasil em Sergipe com uma Moção de Gratidão, concedida em reconhecimento aos trabalhos prestados à população sergipana e, em especial, à propositura da lei que instituiu o Dia do Maçom e à defesa da maçonaria no Estado.
Diploma do Mérito
A sessão especial foi marcada pela concessão do Diploma de Honra ao Mérito, outorgado pelo Poder Legislativo ao Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica de Sergipe, Ricardo dos Santos Rodrigues, e ao Mestre Maçom do Grande Oriente do Brasil de Sergipe, Rildo Cruz Santos, reconhecidos com o título de “Maçom do Ano”.
“Essa honraria que recebo hoje é uma homenagem a toda a maçonaria. Uma instituição que tem como propósito tornar feliz a humanidade. E realiza essa ação a partir dos seus membros que, ao se transformarem em pessoas melhores, transformam seu meio. Então, costuma-se dizer que, em todo local onde existe um símbolo da maçonaria nas entradas das cidades, existe menos sofrimento, porque ali existem instituições voltadas para esse trabalho social”, afirmou Ricardo Rodrigues, Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica de Sergipe.
Para Rildo Santos, Mestre Maçom do Grande Oriente do Brasil de Sergipe, o diploma concedido pela Alese é um gesto de reconhecimento ao seu compromisso com a maçonaria. “Essa homenagem representa um valor extremamente agregado pelo comprometimento que nós temos com a maçonaria, uma instituição que nos prepara para o mundo, que nos orienta, nos forma homens diferentes para ajudar a sociedade. Então, me sinto muito honrado com esse título”, concluiu.
A cerimônia foi prestigiada por parlamentares e maçons que, ao lado de representantes das Fraternidades Femininas e da Ação Paramaçônica Juvenil, acompanharam celebraram a existência da maçonaria e o seu papel na sociedade.
Por Assessoria

Foto: Jadilson Simões / Alese