Verão Caju 2026 reforça Aracaju como destino turístico, cultural e esportivo

Antes que as águas de março encerrem oficialmente a estação mais quente do ano, Aracaju se prepara para a primeira edição do Verão Caju 2026. A programação começa na quinta-feira, 26, e segue até o dia 1º de março, reunindo competições esportivas e atrações musicais na Orla da Atalaia, um dos tradicionais cartões-postais da capital.

A prefeita Emília Corrêa destaca que o evento nasce com a proposta de integrar lazer, esporte e cultura em um dos principais cartões-postais da cidade. “O Verão Caju é um convite para que aracajuanos e turistas ocupem a Orla da Atalaia com alegria, segurança e organização. Estamos valorizando o esporte, fortalecendo a cultura e movimentando a economia local em um período estratégico para o turismo”, afirmou.

Enquanto a cidade organiza a estrutura para o evento, turistas que visitam a capital já ajudam a traduzir o clima da temporada: tranquilidade, acolhimento, sol e sossego e mar. Turista do Rio de Janeiro, Vânia Cúgula de Oliveira escolheu Aracaju para passar o Carnaval e disse ter encontrado exatamente o que buscava.

“É um lugar de muito amor, muita tranquilidade. O povo é muito hospitaleiro e tudo é muito sossegado. Ainda mais para a gente que vem do Rio, uma cidade bem agitada”, afirmou. Hospedada na Atalaia, ela não economizou elogios à capital. “Estamos encontrando tudo o que precisamos. É um lugar lindo, maravilhoso. Estou muito satisfeita”, destaca.

Natural do Paraná, Celso Botero também destacou a organização da cidade. “Eu tive uma impressão maravilhosa. É uma cidade muito limpa. Conheci várias praias, tudo muito bem servido”, comentou. Adepto de um Carnaval mais tranquilo, ele reforçou: “Não é aquele Carnaval agitado que muita gente procura, mas para mim foi tudo muito tranquilo”. Ao resumir a experiência, foi direto: “Super indico. Aqui a gente tem acesso a muitas iguarias. Eu gosto muito de caranguejo e guaiamum. Mas não consigo encontrar com facilidade onde moro. Daí sempre que veio pra cá é uma alegria”, destaca.

Para Gorete Ferreira, voltar a Aracaju já virou hábito. Há cinco anos seguidos, ela escolhe a capital sergipana como destino fixo. “É o acolhimento, o conforto, o aconchego do pessoal aqui do Nordeste que encanta a gente e faz a gente vir todos os anos”, contou. Animada, ela diz que faz questão de compartilhar a experiência com a família. “Cada ano eu venho trazendo um membro da família, para ir espalhando Aracaju”, brincou. Ainda segundo ela, não há férias melhores do que vir para o Nordeste. “Aracaju, sem dúvidas, está na parte de cima da minha lista de lugares favoritos”, acrescenta Gorete.

A filha dela, Suelen Ferreira, associa a cidade a descanso e memória afetiva. “Passar as férias aqui é sinônimo de conforto. É um momento para ficar tranquila, acalmar. Principalmente porque está próximo da família”, disse. Antes de ir embora, ela resume a impressão que levará. “Uma cidade bonita, sinal de conforto. Eu sempre me divirto muito aqui”.

Quem também demonstra forte ligação com o destino é a empresária Bruna Souza, de Salvador, que voltou após passar o réveillon na cidade. “O custo de vida de Aracaju é maravilhoso, as pessoas são educadas, o trânsito é ótimo. A violência é bem mínima, e isso me impressiona muito”, afirmou. Encantada com a sensação de segurança, Bruna comentou que consegue estar com o celular na mão com tranquilidade. O entusiasmo é tanto que ela já projeta planos. “Se pudesse, eu morava aqui. Estou pensando em abrir uma clínica aqui no futuro. Espero que dê certo”, conta.

Esporte de quinta a domingo

A programação esportiva do Verão Caju começa na quinta-feira, 26, e segue até o domingo, 1º de março, com atividades a partir das 8h. Segundo o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Aquiles Silveira, o objetivo é ampliar o acesso às modalidades de praia e fortalecer o calendário esportivo da capital. “Estamos disponibilizando, ao longo dos quatro dias, 14 modalidades de praia e sete esportes de luta, com a intenção de mobilizar mais de mil atletas, entre iniciantes e veteranos. O esporte também é ferramenta de inclusão, cidadania e ocupação saudável dos espaços públicos”, destacou.

A agenda contempla alunos de projetos sociais, da rede municipal de ensino e atletas de federações e associações esportivas. Entre as modalidades estão vôlei de praia, futevôlei, beach tennis, frescobol, beach soccer, handebol de areia, basquete de praia, surfe master legend e competições de luta.

Shows na sexta e no sábado

A programação musical acontece exclusivamente na sexta-feira, 27, e no sábado, 28, na Arena montada na Orla da Atalaia. Para o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Aldir Ferreira, o evento reforça o papel da cultura na dinamização do verão aracajuano. “O Verão Caju valoriza artistas locais e traz nomes de projeção nacional, criando um encontro de estilos e fortalecendo a cena cultural da cidade. É uma programação pensada para diferentes públicos, ocupando a Orla com música e convivência”, pontuou.

Na sexta-feira, 27, sobem ao palco Anne Carol, Vanessa da Mata, Iza, Luiz Caldas e DJ Anny B. No sábado, 28, a programação conta com Mestre Madruguinha, Cidade Dormitório, BK, Luísa Sonza e a banda Reação.

Turistas que visitam a capital já ajudam a traduzir o clima da temporada: tranquilidade, acolhimento e vontade de voltar (Foto: Ronald Almeida/ Secom/PMA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade