O Hospital Universitário de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (HUL-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou na última terça-feira, 25, mais uma etapa do projeto “Suporte Básico de Vida nas Escolas” (SBV). A iniciativa tem como objetivo capacitar alunos e funcionários das escolas municipais para atuarem de forma segura e adequada em situações de emergência, com foco em técnicas de desengasgo e condutas em casos de parada cardiorrespiratória.
A ação ocorreu na Escola Municipal João Antônio dos Santos e contemplou atividades práticas de primeiros socorros, como a realização de manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), o uso do desfibrilador externo automático (DEA) e procedimentos para alívio de obstrução das vias aéreas.
Suporte Básico de Vidas nas Escolas
O projeto SBV é vinculado ao Campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e coordenado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HUL-UFS/Ebserh. As atividades fazem parte do compromisso institucional do hospital universitário com a formação em saúde e a promoção da educação em serviço, articulando ensino, pesquisa e extensão junto à comunidade.
Segundo José Lucas dos Santos, chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Graduação e Ensino Técnico do HUL-UFS, o projeto foi estruturado para aliar teoria e prática de forma acessível ao público escolar. “A proposta do projeto é levar uma parte teórica às escolas, por meio de um folder orientativo que os alunos levam para casa, e depois realizar um momento prático. Levamos nossos bonecos, que são simuladores, e eles têm a oportunidade de treinar em sala de aula”, explica.
Ele destaca ainda que as ações são realizadas mensalmente, em parceria com a Prefeitura Municipal, responsável pela definição das escolas participantes com base em critérios como localização, abrangência territorial e número de alunos atendidos.
A capacitação é conduzida por discentes da UFS, com a participação de residentes e dos coordenadores da Gerência de Ensino e Pesquisa, o que fortalece a integração entre formação acadêmica e responsabilidade social.
“A gente tem trabalhado essa orientação desde como pedir ajuda até o que fazer em situações de emergência, para que eles — desde a adolescência e pré-adolescência — já tenham esse conhecimento e possam desenvolvê-lo ao longo do processo de ensino-aprendizagem”, ressalta José Lucas, ao destacar o impacto da iniciativa na formação dos estudantes e na construção de uma cultura de prevenção.
Sobre a Ebserh
O HUL-UFS faz parte da Rede Ebserh desde 2017. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.





